Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59225

Compartilhe esta página

Título: Explorando a eletroquímica a partir de uma sequência didática com uso da experimentação e simulação associada à teoria da flexibilidade cognitiva.
Autor(es): SILVA, Ailton José da
Palavras-chave: Simulação; Experimentação; Flexibilidade cognitiva; Sequência didática
Data do documento: 23-Out-2024
Citação: SILVA, Ailton José da. Explorando a eletroquímica a partir de uma sequência didática com uso da experimentação e simulação associada à teoria da flexibilidade cognitiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo validar o uso de uma sequência didática (SD) com a utilização de atividades experimentais e simulação computacional, tomando como base os pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), proposta por Spiro e colaboradores no final da década de 80. A TFC é uma teoria aplicável a qualquer área do conhecimento, contemplando aspectos de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, sendo adequada para a aquisição de conhecimentos avançados em domínios complexos e pouco estruturados. Os recursos escolhidos foram articulados por meio de uma sequência didática que explorou os três modos representacionais da Química, que correspondem ao modo macroscópico, submicroscópico e representacional, de acordo com os trabalhos de Jonhstone. A pesquisa apresentou caráter qualitativo e conteve objetivos de uma pesquisa descritiva e exploratória. Os participantes foram estudantes do 2° ano do ensino médio de uma disciplina eletiva em uma escola pública de referência no município de Caruaru, na região agreste do estado de Pernambuco. A escolha do assunto foi devida a Eletroquímica estar presente na maioria do cotidiano de cada indivíduo, detendo não apenas de aspectos sociais e tecnológicos, como também ambientais. A partir disso, a SD foi estruturada com base em três situações, transformadas em casos, os quais exploravam informações sobre lixo eletrônico, carros elétricos e a transição energética, respectivamente. Os dados foram coletados por meio de anotações dos estudantes, gravação de áudio realizada nos momentos das atividades experimentais, desenhos que os estudantes elaboraram utilizando dos modos representacionais para explicar o funcionamento de uma célula voltaica e de um teste de transferência que permitia que os estudantes relacionassem as situações vivenciadas com outras esferas da vida pessoal e social. Por meio da análise dos dados, foi observado que a SD contribuiu para a flexibilização do conhecimento dos aprendizes, em relação ao conteúdo de Eletroquímica, o que pode ter contribuído para a construção do conhecimento. No entanto, a aquisição de conhecimentos avançados foi evidenciada apenas em uma pequena parte dos participantes da pesquisa, o que infere em possíveis fragilidades na estruturação e abordagem da SD.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59225
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ailton José da Silva.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons